quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sindicatos farão pesquisa sobre adoecimento psíquico no judiciárioTer

Uma reunião envolvendo entidades sindicais de quatro Estados do país, ocorrida em Maceió, no último dia 11 de agosto deu o primeiro passo rumo a uma pesquisa nacional sobre adoecimento dos servidores do judiciário.

O assunto vem sendo debatido desde 2008, quando um seminário em Brasília incluiu a temática da saúde como pauta nacional da Fenajud e delegou a alguns sindicatos a construção de uma proposta de intervenção de caráter nacional, envolvendo os sindicatos que tiverem disposição de participar.

A partir daí uma série de reuniões foi realizada, envolvendo os sindicatos de Santa Catarina (SINJUSC), Bahia (SINPOJUD), Alagoas (SERJAL), Rondônia (SINJUR) e Espírito Santo (SINDIJUDICIÁRIO). Na reunião do dia 11, com a presença das entidades de SC, AL, RO e ES ficou definido a realização de uma publicação, compartilhada pelas entidades, visando dar publicidade ao conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas por esses sindicatos, e a viabilização de uma pesquisa sobre adoecimento psíquico.

A temática foi proposta inicialmente pelo SINJUSC a partir dos resultados da pesquisa de 2002 que apontaram índices de sofrimento psíquico acima da média, entre os trabalhadores que responderam a pesquisa realizada pelos SINJUSC em convênio com a Faculdade de Saúde Pública da USP.

Site do Sinjusc

Nenhum comentário:

Postar um comentário