sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Obama: “Brasil e Estados Unidos têm que atuar juntos no Haiti”

Blog do Planalto

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou na tarde desta segunda-feira (18/1) para o presidente Lula para expressar seus sentimentos em relação à morte de brasileiros no Haiti e também elogiar a atuação do Brasil no país caribenho. No telefonema, que durou 15 minutos, Obama aproveitou para discutir planos futuros de atuação de Brasil e Estados Unidos na região. Segundo o presidente americano, Brasil é parceiro fundamental dos EUA no Haiti.

Lula deixou claro ao presidente americano que a Minustah (Missão da ONU para a Estabilização do Haiti) não pode cuidar de tudo no Haiti e que é preciso criar meios para que os próprios haitianos se responsabilizem pela distribuição de água e alimentos. O presidente brasileiro afirmou que está pensando em criar uma estrutura de coordenação de ministros do governo para que a Minustah não deixe de cumprir suas responsabiliades com a ONU e o Haiti.

Obama afirmou que brasileiros e americanos têm que estar unidos nas ações porque ambos têm a maior força de segurança na região e seus comandantes se entendem. Além disse, disse o presidente dos EUA, o Brasil tem a grande vantagem de conhecer bem a geografia, a população e os costumes locais. Obama disse a Lula que Brasil, Estados Unidos e Canadá edvem assumir a liderança na coordenação da comunidade de doadores, comentando que os ministros das Relações Exteriores de vários países se reunirão no próximo dia 25/1 no Canadá para discutir a ajuda humanitária internacional ao Haiti. Lula afirmou que participará da reunião, mesmo que tenha que mudar sua agenda para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário